O que é sociologia
1) Comte, Durkheim e Weber tinham como objeto a sociedade. Entretanto as formas de analise distinguiam-se entre si. De posse desses arbouço teórico, aponte as diferenças básicas que regem as teses destes sociólogos. Depois teça um comentário, que explique o porquê de conclusões tão distintas para o mesmo objeto de estudo.
R: Comte foi considerado o pai da sociologia, definida por ele inicialmente como "física social". Defendia o positivismo, vendo a sociedade como um organismo e as pessoas como objetos de estudo.
Émile Durkhein , ainda sob influência positivista lutou para fazer das ciências sociais uma disciplina rigorosamente científica. Para ele, a sociologia estuda os "fatos sociais". Estes possuem três características:
1) Coerção social: existe sempre uma força que leva as pessoas a agirem de determinada forma.
2) Exteriores ao indivíduo: leis, costumes, etc, existem independentemente da vontade.
3) Generalidade: é um estado comum ao grupo, é comum a todos os membros, por exemplo: moral, formas de habitação.
Para Durkheim os fatos sociais apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos. Havendo, assim, formas padronizadas de conduta e pensamento, gerando uma "Consciência Coletiva".
Cabe ressaltar que para ele, bem como para Comte, pode-se perceber "estágios" nas sociedades, podendo haver sociedades mais atrasadas e outras mais evoluídas, sendo que tal "evolução" se daria sob um modelo comum a todas as sociedades.
Para ele, o cientista deve estudar a sociedade por um distanciamento dela, sendo neutro, não se deixando influenciar por seus próprios preconceitos, valores, sentimentos.
Já Max Weber valorizava as particularidades, ou seja, a formação específica da sociedade.
Weber via a sociedade sob uma perspectiva histórica, diferente do positivismo dos