O que é Sociologia
“Carlos Benedito Martins, sociólogo, graduado e mestre em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, onde exerceu durante vários anos atividade docente. Foi coordenador do Departamento de Sociologia daquela universidade no período de 1977 a 1981.”
Resumo
Capítulo primeiro: o surgimento
O livro “O que é Sociologia” explana a sociologia e suas diferentes formas de compreensão, que são extremos totalmente contraditórios; para isso, o autor procura situá-la em seu contexto histórico de surgimento, formação e desenvolvimento.
A ciência é descrita pelo criador da obra como: “conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social”. (pág. 8). “A sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.” (pág. 8).
Com o triunfo das ciências da natureza surgiram as ciências humanas, durante a passagem do modelo de produção feudal para o capitalista. O século XVIII é palco de uma série de mudanças (econômicas, politicas e sociais) que trouxeram consigo problemas os quais o homem ainda não havia se deparado. Como exemplo a revolução industrial, que desencadeou a repentina emigração do campo para a cidade, sem que essas possuíssem estrutura para receber os que chegavam, ocorrendo, então, o aumento da prostituição, da violência, da criminalidade, do surto de epidemias, da miséria da classe trabalhadora. “O que merece ser salientado é que a profundidade das transformações em curso colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em ‘problema’, em ‘objeto’ que deveria ser investigado.” (pág. 14,15).
Com o surgimento dessa ciência, o conhecimento, antes elaborado a partir da tradição, da intuição e da teologia, agora era baseado na observação e na experimentação; o que contribuiu para uma nova forma de pensar e de agir dos