O que é sociologia
Direito e Sociedade I
Professora Laura
Aluna: Marília Caroline Batistão
Direito 1 DIABD
FICHAMENTO
O QUE É SOCIOLOGIA
MARTINS, Carlos Benedito.
Introdução.
Em que medida os conceitos e as teorias produzidas pelos sociólogos contribuem para manter ou alterar as relações de poder existentes na Sociedade. A sociologia contribui para um projeto intelectual tenso e contraditório, sua posição é notavelmente contraditória. De um lado foi proscrita em inúmeros centros de ensino, de outro foi fustigada, congelada até por governos.
A sociologia, este conjunto de conceitos e técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social, é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela nascente sociedade capitalista. A trajetória desta ciência tem sido uma constante tentativa de dialogar com a civilização capitalista, em suas diferentes fases. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização.
CAPÍTULO PRIMEIRO: O SURGIMENTO
O século XVIII constitui um marco importante para a historia do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia, o seu surgimento acontece num contexto histórico que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno, as transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. A dois lados que a constituíam, a dupla revolução, a industrial e a francesa. A revolução industrial significou mais do que a introdução da máquina a vapor e dos sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos, representou o triunfo da