O que é sociologia
A Professora Allyne Muniz nos confere em seu texto que a Sociologia surge através de Augusto Comte (1798-1857) e o uso pela primeira vez da palavra, em seu curso de Filosofia Positiva, em 1839. No entanto, foi com Émile Durkheim (1858-1917) que a sociologia ganha o “status” de Ciência, academicamente reconhecida.
Conceitua que a Sociologia é a Ciência que estuda as aceleradas transformações que atravessam as sociedades, bem como, as relações sociais entre os indivíduos, os grupos e as instituições sociais em especial, os diversos processos de relacionamento humano, as formas de organização social e as dinâmicas da mudança social, buscando através de seus métodos de investigação científica, compreender e explicar as estruturas da sociedade, analisando a relações históricas e culturais criando conceitos e teorias a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes por isso não é matéria de interesse apenas de sociólogos, mas todas as áreas do convívio humano das relações em diferentes domínios como, o político, o território e o ambiente, a educação, a família e a saúde, o trabalho e as organizações, a comunicação e a cultura, o desenvolvimento, a saúde e as religiões. Equacionam-se sociologicamente questões como o Estado e políticas sociais, o desenvolvimento econômico e social, a governabilidade, participação política e cidadania, os movimentos e lutas sociais, o ambiente, emprego e qualificações profissionais, as desigualdades sociais, a ciência e educação, a incerteza e risco sociais, a população, urbanização e movimentos migratórios, a etnicidade, o gênero, sexualidade, o consumo nas modernas economias, as práticas culturais, os novos modelos familiares, as identidades sociais ou ainda os fenômenos ligados à exclusão social.
A Sociologia não explica nem pretende explicar tudo o que ocorre na sociedade nem todo o comportamento humano, mas os domínios da existência humana em sociedade. Por esta razão, a abordagem sociológica