O que é sociologia resumo
O que é sociologia
Carlos Benedito Martins
38ª edição
Editora Brasiliense
A constituição da sociologia é um projeto intelectual contraditório, para uns é considerada uma arma poderosa para os serviços de interesses dos dominantes e para outros é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.
A sociologia desde sempre foi mais do que uma simples tentativa de ser uma reflexão sobre a sociedade moderna, suas explicações sempre tiverem intenções práticas e o desejo de intervir nessa sociedade.
Capítulo Primeiro: O Surgimento
A sociologia pode ser entendida como uma forma do pensamento moderno, juntamente com a evolução do pensamento científico que vem se constituindo desde Copérnico, surgem posteriormente à constituição das ciências naturais e também diversas ciências sociais.
Sua formação constitui um acontecimento complexo, o surgimento ocorre em um contexto histórico específico que coincide com os momentos de desagregação da sociedade feudal. A sua criação é resultado da elaboração de um conjunto de pensadores. O século XVIII foi um marco importante para o surgimento da sociologia. As revoluções Francesas e Industriais constituíam os dois lados de um mesmo processo, que era a instalação definitiva da sociedade capitalista.
As consequências da rápida industrialização e urbanização foram tão visíveis quanto trágicas. Nesta trajetória, iam produzindo seus jornais, sua literatura, criticando a sociedade capitalista e indo ao encontro do socialismo como opção de mudança.
Devemos salientar que estas mudanças colocavam a sociedade em um plano de análise, passando a constituir um problema, que deveria ser investigado. Os pensadores ingleses que testemunhavam essas transformações eram homens voltados para a ação que desejavam incluir modificações na sociedade. Participavam ativamente de debates ideológicos. Tais pensadores foram encontrados em meio aos militantes políticos e entre indivíduos que participavam