Chipangara ot

2224 palavras 9 páginas
1. Introdução
O presente relatório foi elaborado com base na solicitação do docente da cadeira de Ordenamento Territorial (OT), que se enquadra no curso de Gestão Ambiental, Planificação e Desenvolvimento Comunitário (GAPDEC), para obtenção do grau académico de Bacharelato e licenciatura no mesmo curso.

No entanto, o grupo ira apresentar ou estabelecer a relação entre a situação ambiental e as formas de ocupação do espaço, no contexto de ordenamento territorial. Entretanto, iremos fazer a caracterização do bairro em estudo sob o ponto de vista das construções, vias de acesso, saneamento do meio, serviços prestados, densidade populacional, entre outros aspectos.

Não só assim como também a avaliação critica das formas de ocupação, o levantamento dos problemas ambientais que de correm das diferentes formas de ocupação e por fim a apresentação de eventuais soluções dos problemas ambientais que poderão decorrer do reordenamento territorial.

1. Procedimentos Metodológicos e Técnicas 1. Método de Abordagem Hipotético – Dedutivo
A partir dos conhecimentos adquiridos na cadeira de ordenamento do território e de informações obtidas em varias literaturas em matéria de ordenamento do território e ocupação do espaço e sobre meio ambiente no geral, fez-se uma ligação com o caso concreto do bairro de Chipangara, de modo a fazer uma relação com a teoria e a realidade local, de modo a que tornar a abordagem mais cientifica.

2. Técnica de Pesquisa Bibliográfica e Documental
Com esta técnica fez-se uma contextualização do tema sobre ponto de vista de vários actores, através da pesquisa bibliográfica e documental, que consistiu na consulta de manuais e de documentos do Conselho Municipal da Beira (CMB), sobre as formas de ocupação do bairro de Chipangara bem como de dados populacionais do bairro com objectivo de criar um suporte teórico ao tema estudado.

3. Método de Observação Directa
Com base neste método, usando os

Relacionados