o que é ser enfermeiro?
ANDREISSE OLIVEIRA NOGUEIRA
Prof.ª AMARANALDA BITTERCOURT
ENFERMAGEM E TRABALHO
ANDREISSE OLIVEIRA NOGUEIRA
O QUE É SER ENFERMEIRO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Enfermagem e Trabalho, no Curso Bacharelado em Enfermagem, na Faculdade de Macapá.
Prof.ª Amaranalda Bittencourt
O QUE É SER ENFERMEIRO? A prática da enfermagem, da manutenção de sobrevivência, a arte de cuidar do corpo humano, essa arte que vem evoluindo desde o período histórico. Praticada por um indivíduo competente e que realmente esteja comprometido em cuidar da saúde de uma pessoa, família e coletividade, seja no tratamento ou na prevenção de doenças. É o profissional que trabalha diretamente com o paciente, sua função é de suma importância para a restabelecer a saúde do paciente. Exercendo suas atividades com justiça, responsabilidade, honestidade, lealdade, ética e carinho. Infelizmente, enfrentamos uma triste realidade na área da saúde em todo o país. Os locais para restabelecer a saúde do ser humano se encontram em uma situação precária, além disso alguns profissionais da área de enfermagem não tem contribuído com um trabalho de atendimento ao paciente com a atenção que se deveria e estamos aqui nessa academia para tentar mudar essa realidade.
Ser enfermeiro é ser um profissional altamente qualificado que usa as suas competências técnicas, relacionais, éticas e culturais para o bem estar das pessoas, família e comunidades. Saber exercer de forma autónoma, em equipe e independente, uma atividade insubstituível, com elevada aplicabilidade no quotidiano dos cidadãos.
Demostrar que a relação humana, qualificada e suportada em valores éticos/ morais, é o elemento decisivo para que as pessoas assumam a responsabilidade na gestão da sua saúde.
É ser um cidadão com um olhar diferenciado e cuidador sobre o quotidiano de todas