O que é ser criativo e o modo como a criatividade pode influenciar sua vida profissional
O dicionário define criativo como “criador” e criatividade como “qualidade ou estado de ser criativo”. Mas o que é criatividade afinal? Pesquisando sobre o assunto na internet, percebo que muitos dos resultados nos mostram que, quem estuda o assunto diz que a produção criativa não pode ser atribuída exclusivamente a um conjunto de habilidades e traços da personalidade do criador. É a sociedade em que o individuo está inserido que faz com que ele manifeste de alguma forma sua criatividade, como por exemplo, nas melodias, em pinturas, poemas e outras manifestações artísticas, tendo essa criação como um processo de libertação. Muitas vezes a criatividade do individuo revela a forma como ele enxerga o mundo, ou a forma como ele gostaria que esse mundo fosse.
Talvez por um resquício cultural, muitas pessoas pensem que a criatividade pertence apenas aos artistas ou a grandes inventores. Não, todos nós somos criativos, já que tudo depende do contexto em que estamos inseridos, não existe idade ou tempo para aflorar a criatividade, é preciso apenas estimulá-la. A criatividade não está ligada apenas ao processo de criação, o ato de criar algo material. Também podemos, profissionalmente falando, ser eficientes através da criatividade, sendo criativos para contornar um problema ou uma situação inesperada no trabalho, estando atentos ao nosso redor para identificar problemas. Se encontrarmos uma solução para essa situação, estamos sendo criativos, pois algumas situações não exigem técnicas e sim criatividade.
Atualmente a tecnologia nos surpreende a cada dia com grandes inovações, nos inundando de novidades e aparelhos para facilitar nossas vidas, fazendo com que tenhamos mais ferramentas para desenvolver novas ideias. Por outro lado, esse aparato tecnológico e seus mais variados recursos, também podem inibir nosso lado criativo, por toda a facilidade que proporciona. Se unirmos