Barroco
Este trabalho tem por função mostrar de maneira sucinta o que foi o barroco, como se formou, como surgiu, onde surgiu, bem como cinco representações artísticas do mesmo: Escultura, arquitetura, pintura, dança e literatura.
* 2.1 – O que é Barroco? 3 O Barroco foi o movimento que deu continuidade ao Renascimento. Foi caracterizado pelo uso abundante de luzes e sombras, como pelo maior realismo nas pinturas. O Barroco foi considerado um movimento artístico marcado pela dramaticidade, realismo, dinamismo e contrastes mais fortes. Ele é caracterizado por ter presença forte dentro das igrejas e foi quem deu início à arte no Brasil. O movimento foi marcado pela decoração pesada, pelo uso abundante de luzes e sombras e pelo maior realismo em suas pinturas. Barroco define uma pérola de formato irregular. Contexto Histórico
Após o Concílio de Trento, realizado entre os anos de 1545 e 1563 e que teve como consequência uma grande reformulação do Catolicismo, em resposta à Reforma protestante, a disciplina e a autoridade da Igreja de Roma foram restauradas, estabelecendo-se a divisão da cristandade entre protestantes e católicos.
Nos Estados protestantes, onde as condições sociais foram mais favoráveis à liberdade de pensamento, o racionalismo e a curiosidade científica do Renascimento continuaram a se desenvolver. Já nos Estados católicos, sobretudo na Península Ibérica, desenvolveu-se o movimento chamado Contrarreforma, que procurou reprimir todas as tentativas de manifestações culturais ou religiosas contrárias às determinações da Igreja Católica. Nesse período, a Companhia de Jesus passa a dominar quase que inteiramente o ensino, exercendo papel importantíssimo na difusão do pensamento aprovado pelo Concílio de Trento.
O clima geral era de austeridade e repressão. O Tribunal da