O que é semiótica
A palavra Semiótica vem da raiz grega semeion, que quer dizer signo. “Semiótica é a ciência dos signos”. Entendendo aqui por signo, linguagem. A Semiótica é a ciência geral de todas as linguagens.
Porém, toda definição acabada é uma espécie de morte, porque, sendo fechada, mata justo a inquietação e curiosidade que nos impulsionam para as coisas que, vivas, palpitam e pulsam.
1.1Linguagens verbais e não-verbais
Antes de tudo, cumpre alertar para uma distinção necessária: a partir do século XX viu nascer e vivencia o crescimento de dois tipos de ciências da linguagem. Uma delas é a Linguística (ciência da linguagem verbal). A outra é a Semiótica (ciência de toda e qualquer linguagem).
Como ponto de partida, procuremos diferenciar língua e linguagem, para buscarmos discriminar linguagens verbais e não-verbais.
Tão integrada ao nosso próprio ser é o uso da língua que falamos, e da qual fazemos uso para escrever, mas tendemos a nos desaperceber de que esta não é a única e exclusiva forma de linguagem que somos capazes de produzir, criar, reproduzir, transformar e consumir, ou seja, ver-ouvir-ler para que possamos nos comunicar uns com os outros.
É tal que a distração que a aparente dominância da língua provoca em nós que, na maior parte das vezes, não chegamos a tomar consciência de que o nosso estar-no-mundo, como indivíduos sociais que somos, é mediado por uma rede intricada e plural de linguagem, isto é que nos comunicamos também através da leitura e/ou produção de formas volumes, massas, interações de forças, movimentos; que somos também leitores e/ou produtores de dimensões e direções de linha, traços e cores... Enfim, também nos comunicamos e nos orientamos através de imagens, gráficos, sinais, setas, números, luzes... Através de objetos, sons musicais, gestos, expressões, cheiro e tato, através do olhar, do sentir e do palpar. Somos uma espécie animal tão complexa quanto são complexas e plurais as linguagens que nos