O que é religião
Exercício do diálogo, da cidadania e do respeito às diferenças
Construção do conhecimento religioso
Espaço de observação, reflexão, informação e sensibilização
Compromisso com a paz e a defesa da vida
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
No princípio, o Ensino Religioso foi utilizado como instrumento para a cristianização do povo brasileiro e um meio para promover o crescimento da fé católica.
O Brasil foi invadido pelos portugueses. Além da invasão territorial, houve a imposição das ideias religiosas católicas, ideias estas que vigoravam no reino de Portugal. Os portugueses lutaram para converter todos aqueles que chamavam de “bárbaros” ao catolicismo. podemos salientar que as diferentes nações indígenas sofreram uma completa desqualificação de sua fé, por meio do insistente trabalho de catequização, a partir do qual se desejava “salvar a alma desses povos pagãos”. De modo geral, os índios resistiram, combateram para a garantia da preservação de sua cultura e de seu território.
Tanto os negros quanto os índios sofreram, pelo sistema do poder português, completa opressão e, por conta disso, suas crenças religiosas, precisaram ser vividas na clandestinidade.
Por meio de uma Lei realizaram-se esforços coletivos para que todas as culturas religiosas sejam tratadas com respeito.
O Ensino Religioso hoje não se presta ao favorecimento de uma ou outra religião, mas ao reconhecimento e respeito para com toda a diversidade religiosa e também pelo respeito àqueles que não possuem uma religião.
PARA REFLETIR
As frases a seguir expressam o pensamento sobre a religião segundo alguns personagens conhecidos mundialmente e que fizeram a diferença com seu exemplo de vida.
“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? ” (Mahatma Gandhi)
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua