O que é Região e Regiões geoeconômicas
Quando observamos o espaço que vivemos, é possível identificar diferentes elementos que o compõe.
Clima, relevo, hidrografia, vegetação, moradias, atividades econômicas, população, costumes, culturas e tipos de empregos são alguns dos elementos que formam as características do lugar que vivemos.
O clima, por exemplo, em algumas áreas é seco e em outras é úmido. O relevo pode ser montanhoso ou plano. O local pode ser desenvolvido economicamente ou empobrecido. Em outras palavras, cada elemento do espaço possui diferentes características, e por isso pode se apresentar de maneira diferente na paisagem.
Regionalizar consiste na classificação dessas características, separando as áreas que são diferentes.
Região é dessa forma, uma parte do espaço que possui características diferentes das demais partes.
________________________________________________________________________________________________________________________
Regiões geoeconômicas
Além da divisão regional brasileira composta por cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), existe outra divisão do território nacional (ainda não oficial). Essa outra proposta de regionalização tem como critérios os aspectos naturais e, principalmente, os socioeconômicos, são as chamadas regiões geoeconômicas do Brasil.
Essa divisão estabelece três regiões geoeconômicas – a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os estados que integram essas regiões apresentam várias características em comum, no entanto, é necessário ressaltar que não há homogeneidade, sendo que cada unidade apresenta peculiaridades socioeconômicas.
Conforme essa proposta de regionalização do território brasileiro, o norte de Minas Gerais faz parte do complexo regional nordestino, o extremo sul do Mato Grosso pertence à região Centro-Sul e o restante do seu território faz parte da região da Amazônia, a porção oeste do Maranhão integra-se à Amazônia, e o extremo sul do