O que é psicologia?
É o estudo do comportamento humano
2 – Como a psicologia pode contribuir em seu cotidiano profissional?
Ajudando a controlar as doenças psíquicas, como depressão stress, causada pela pressões diárias.
Capítulo 1
1 – Discorra sobre a institucionalização da psicologia como ciência.
Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo acumulativo do conhecimento, objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum. Esse conjunto de características é o que permite que denominemos científico a um conjunto de conhecimentos.
2 – Estabeleça diferenças entre ciência e senso comum.
Senso comum é o conhecimento que acumulamos no nosso cotidiano. É intuitivo, espontâneo de tentativas e erros, que são transmitidos de geração para geração. Já a ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos e sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esse conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.
3 – Comente sobre o objeto de estudo da psicologia.
O objeto de estudo da Psicologia é o homem, e neste caso psíquico está inserido na categoria a ser estudada que é o inconsciente, comportamento, inteligência e consciência.
4 – Cite as principais teorias da psicologia no século 20.
Psicanálise, Behaviorismo e Gestalt.
Capítulo 5
Com base no texto “A Psicanálise”:
1 – Discorra sobre o surgimento da psicanálise.
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável à de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais. Freud ousou colocar os “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos. A