O que é psicologia
A psicologia no Brasil é uma profissão reconhecida pela Lei 4.119, de 1982.
O profissional dispõe de um conjunto de técnicas e conhecimentos que possibilitam compreender o que a outra pessoa diz, suas expressões e gestos, interrogando em um quadro de análise que busca descobrir as razões de atos, pensamentos, desejo e emoções.
O psicólogo, em seu trabalho, busca a ciência por meio de técnicas e instrumentos cientificamente elaborados, que lhe permitem diagnosticar os problemas. Atualmente, a psicologia tem meios próprios para obter dados sobre a vida psíquica, tais como os testes psicológicos (de personalidade, atenção, inteligência, interesses etc.), bem como técnicas de entrevista (individual ou grupal), observação e registro de dados do comportamento humano.
Psicologia científica
Na Antiguidade a psicologia, os filósofos gregos descreviam o comportamento e a experiência do homem como resultados das manifestações da alma.
A psicologia científica nasce de acordo com os padrões de ciência no século XIX. É uma ciência porque proporciona diretrizes lógicas para avaliar a evidência e técnicas racionais para verificar os seus princípios.
Os psicólogos buscam métodos científicos para analisar as informações sobre o comportamento e os processos mentais. Utiliza-se de procedimentos científicos, como a descrição e a explicação precisa, que permitem o acúmulo de conhecimentos, isto é, buscam dados concretos, reais.
No mundo atual, a psicologia não é considerada apenas a ciência da “alma”, mas do comportamento e da experiência porque o corpo e a mente não são separados e divididos. Logo, um tem grande influência sobre o outro.
Dentro da psicopatologia, existem as personalidades desviantes, com comportamentos inadaptáveis, outro objeto de estudo da