O que é psicologia
Juliana Nutti- Psicologia
Ketling Cristina Rodrigues
Direito – 2º Periodo - Direito
Juliana Nutti- Psicologia
Por que podemos dizer que a Psicologia é tão antiga quanto o Homem?
Em escritos muitos remotos já encontraram esta sorte de preocupações r tentativas de resolvê-las. A investigação sobre a natureza humana antecede, talvez a história escrita e a Própria filosofia. Este como ato reflexivo. É tão antiga quanto ao homem, como ciência do comportamento sobre o conhecimento.
Como a psicologia pode ajudar o ser humano na sua vida estressada e nas angustias diárias?
Preso, hoje, da angustia que caracteriza sua vida – num mundo louco, caótico e competitivo, que valoriza sobremodo o sucesso, a juventude,a beleza, o dinheiro – o Homem, mais do que nunca, se encontra dividido, cheio de dúvidas e questionamentos, necessitando, pois, de ajuda. A psicologia é uma ciência que tenta buscar recursos no sentido de auxiliar o individuo em seus impasse, fazendo emergir a reflexão sobre seu corpo, vivências, relações, desenvolvimento intelectual, emocional, espiritual. Procura entender o comportamento do Homem, seu comportamento para facilitar a convivência consigo próprio e o outro.pretende fornecer-lhe subsídios para que saiba lidar consigo mesmo e com as experiências da vida. Por que não podemos mais dizer que a psicologia é o estudo da alma e sim da mente/consciência?
O rompimento brusco deste conceito se deu com o filosofo Frances René Descartes cuja teoria do dualismo psicofísico – distinção entre corpo e mente – impregnou as idéias da época e influenciou toda psicologia posterior. Descartes considerava que o comportamento animal era mecanicista, isto é, obedecia as ações puramente reflexivas. Daí o conceito de animais sem mentes. A realidade consistia para ele, em duas áreas distintas: o domínio físico do material e o reino imaterial da mente. O material tem massa, localização no espaço e movimento. Neste reino estão os