Pericia
Em meio a tantas tarefas, a interação com o equipamento deve exigir o menor nível possível de concentração por parte do usuário. A “usabilidade imediata” é muito importante para esses usuários (Mackenzie, 2002).
Adriana Holtz Betiol
- Complexidade: se tentarmos desenvolver um dispositivo com muitas aplicações/funcionalidades, a sua complexidade conseqüentemente aumentará. Se tentarmos desenvolver um dispositivo que sirva para todos no mundo, a complexidade aumentará ainda mais.
- Mistura de paradigmas de interface:
Acredita-se que o telefone celular está se tornando um dispositivo pessoal confiável e tende a substituir alguns itens da bolsa do usuário, tais como cartão de crédito, dinheiro, passagem de transporte público, endereços e fotografias. Entretanto, a contínua incorporação de novas funcionalidades no telefone celular pode resultar em dispositivos complexos, contendo interfaces com muito mais funcionalidades que os usuários realmente utilizarão no dia a dia.
a usabilidade do dispositivo é percebida com o tempo e experiência de uso.
Sem ter usado um produto específico não é possível ter uma visão pessoal de usabilidade desse determinado produto. Entretanto, pessoas podem supor a usabilidade do produto antes mesmo de iniciar o seu uso. Este ponto de vista é geralmente conhecido como “usabilidade aparente”. Segundo Kiljander (Kiljander, 2004), a fabricante Nokia, em termos de usabilidade “real” e usabilidade “aparente” (perceived), geralmente utiliza esses conceitos de usabilidade Como mostra a figura Figura 4.3 2, usabilidade “real” pode ser medida segundo os atributos de usabilidade dados por Nielsen – já vistos anteriormente – baseados na experiência do usuário com o produto e a interface. A usabilidade “aparente”, entretanto, denota o