O que é psicologia social
Katerinne Lima
Administração, 1º período – manhã.
Psicologia 1.
1. Introdução: psicologia e psicologia social
Os seres humanos são seres peculiares, isto é, nenhum ser humano é igual ao outro, mesmo aqueles que possuem mesmos códigos genéticos, os gêmeos – por exemplo-, apresentam-se de forma diferente. Tal diferença ocorre devido aos comportamentos assumidos por cada pessoa. A Psicologia, então, é a ciência responsável por estudar tais comportamentos, de uma forma que, além de avalia-los individualmente, leva em consideração as influencias sofridas pelas leis gerais.
A Psicologia possui diversos ramos, estes se diferem de acordo com o tipo de comportamento estudado, desta forma, a Psicologia Social, tema abordado no material, é responsável por analisar o comportamento social do individuo, isto é, estudar como a sociedade influencia no comportamento. A influência exercida pela sociedade se faz presente desde cedo, antes mesmo do individuo nascer. Este fenômeno inicia-se com a aquisição de linguagem, pois, a partir dela as palavras começam a possuir significados atribuídos por um grupo social e determinam uma visão de mundo, ações, sentimento e emoções.
Desta forma, fica clara a dependência dos componentes sociais para a formação do comportamento humano e a Psicologia Social estuda exatamente isto: a relação essencial entre individuo e sociedade, desde como se organizam até seus costumes, crenças que permitem a continuidade.
Neste material, vamos analisar tais aspectos, primeiramente como nos comportamos em relação aos “outros” e como, a partir desta convivência, formamos nossa identidade. Numa segunda parte, analisaremos como já foi dito, a influência da linguagem na formação de nossos valores, em terceiro, estudaremos as instituições (família, escola, etc.), e finalmente, como a Psicologia Social se desenvolve no Brasil e no mundo.
2. Como nos tornamos sociais
3.1 Os outros
Todo ser