O que é politica
O livro O senhor das moscas de Willian Golding é um clássico da literatura inglesa. Prêmio nobel de literatura em 1983, o livro foi escrito em 1954. Literatura contemporânea obrigatória e que muito influenciou os jovens ingleses das últimas décadas. Provavelmente muitos adolescentes acordaram nas madrugadas frias suados e chorando. Seja correndo desesperadamente do ódio de Jack ou maltratando o pobre Simon.
O senhor das moscas narra a história de um grupo de crianças que, depois de um acidente de avião, se vêem perdidos em uma ilha deserta. E sem nenhum adulto que lhes possam dar ordens ou cuidados, resolvem por eles mesmos constituir regras e normas para melhor conviverem entre si e sobreviverem à espera de um resgate.
Um grupo dez a quinze crianças na faixa de seis a treze anos sozinhas numa ilha paradisíaca deserta, parece ser o desejo de qualquer criança. Sem ter adultos para controlá-los, sem ordens para seguir, sem escola e sem hora para o banho e para comer. Podendo ainda ficar na praia ou na cachoeira o dia inteiro, sem dúvida nenhuma, qualquer criança adoraria e também muitos adultos adorariam estes momentos. O lazer e a brincadeira como forma de se viver.
Porém, são crianças que vieram de uma civilização onde a organização e a ordem, são lhe impostas desde berço. Rapidamente os mais velhos querem se destacar e tentar controlara situação. Até por que numa sociedade, aprende eles, há os que mandam e os que obedecem.
“ A única maneira de instituir um tal poder comum, capaz de defendê-los das invasões estrangeiras e das injurias uns dos outros, garantindo-lhes assim uma segurança suficiente... ( O Leviatã, pág.109)”
“— Acho que devemos ter um chefe para decidir as coisas. — Um chefe! Um chefe! (...) O brinquedo de votar era quase tão divertido quanto a concha. Jack começou a protestar, mas o clamor passou do desejo geral de um chefe para uma eleição de Ralph por aclamação. (...) havia uma serenidade na figura de Ralph