Politicamente incorreto
13 Mercadorias
São os bens que as empresas comerciais adquirem com a finalidade de revenda, sem industrializá-las. São revendidas da mesma forma como foram adquiridas. Apurar o Resultado com Mercadorias(RCM) corresponde verificar se houve lucro ou prejuízo nas operações de compra e vendas que é a atividade principal de toda empresa comercial. O resultado com mercadorias é obtido pela diferença das vendas pelo custo de mercadorias vendidas(RCM = VENDAS – CMV). As vendas são facilmente calculadas através do somatório das notas fiscais de vendas entretanto o custo das mercadorias vendidas não é obtido facilmente tendo em vista que, na maioria das vezes, trata-se de mercadorias adquiridas de diversos fornecedores por preços deferentes. Esse CMV pode ser calculado através da expressão matemática CMV = EI + C – EF ou nas empresas que adotam o sistema de inventário permanente através do saldo da Conta CMV.
TIPOS DE INVENTÁRIO E FORMA DE APURAÇÃO DO LUCRO
O Custo das Mercadorias Vendidas(CMV) é formado pelas mercadorias existentes no início do período, mais as compras realizadas durante tal fase, diminuídos do estoque de mercadorias existentes no final do período. Isto é, o CMV representa o valor das mercadorias saídas, obtido pela diferença entre as mercadorias disponíveis para a venda(EI + compras) e as existentes no final do período.
INVENTÁRIO PERIÓDICO: por este sistema, o valor do estoque só é conhecido no final do período, mediante levantamento (inventário) físico realizado, portanto EXTRACONTABILMENTE. INVENTÁRIO PERMANENTE: consiste em controlar permanentemente o valor do estoque de mercadorias. Assim, a cada compra efetuada, seu custo é incluído no
1
estoque; e a cada venda efetuada, seu custo é diminuído do estoque, permitindo que o estoque de mercadorias fique atualizado constantemente. Para efetuar o controle de estoque, utiliza-se as Fichas de Controle de Estoques, sendo uma ficha para cada tipo de produto ou de mercadoria.