O que é politica
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.
Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.
Matriz/
• O QUE QUER DIZER RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS ? : Significa que a cosmovisão base (fundamentos) ou parcela dela, vem de cultos de origem africana, lá praticados desde a antiguidade e introduzidos no Brasil com adaptações pelos escravos africanos e descendentes destes.
• QUAIS SÃO ESSAS RELIGIÕES ? : São várias, com origens em diversas partes da África e relacionadas diretamente com cada grande grupo étnico (Nação) introduzido no Brasil, no caso as religiões que mantiveram maior proximidade com as originais ( trajes, uso das línguas africanas nos cantos e rituais, referência apenas às divindades africanas, costumes, etc…) são agrupadas genéricamente sob a denominação de CANDOMBLÉ DE NAÇÃO (e obviamente são várias nações distintas, como KETO, BANTU, JEJE, MINA) ou simplesmente Candomblé; já nos casos em que houve um maior sincretismo, redução dos elementos africanos e acréscimo de elementos ocidentais vindos do catolicismo e kardecismo (além de elementos indígenas como a Jurema e o Catimbó), cânticos e rituais em português, passaram a ser agrupadas genéricamente sob a denominação de UMBANDA ; há ainda variações criadas a partir da mescla de Candomblé e Umbanda como o OMOLOCÔ , ou segmentações independentes como o XANGÔ