Resgatando raizes para preservar a identidade da comunidade quilombola ferruos
1047 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERPCURSO: SERVIÇO SOCIAL - 7º SEMESTRE 2012.1
MODULO: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO LOCAL
FRANCISCA RAMOS DE SOUSA – 164260
MARIA DE JESUS MARTINS DE ANDRADE CUNHA - 171956
REJANE DOS SANTOS PEREIRA – 174562
TÂNIA REGINA SILVA ARAUJO - 164541
THATIELLY FERREIRA BARROS – 172080
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADORAS
Tema: Resgatando raízes para preservar a identidade da Comunidade Quilombola Ferruos
PROFª Edilene Xavier Rocha Garcia
CAXIAS - MA
ABRIL - 2012
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa social junto a Comunidade Quilombola Ferrous, que fica localizada no município de presidente Kennedy, na divisa dos Estados do Espírito Santo e do Rio de janeiro. Dessa forma objetivamos também contextualizar a situação sócio-histórica e cultural da referida comunidade, logo nos propomos a observar o desenvolvimento local, bem como os interesses comuns de seus moradores em relação a preservação da identidade do lugar.
Por conseguinte observa-se que a comunidade em destaque foi fundada por meio da resistência de mulheres e homens que lutaram para assegurar sua liberdade e manter suas memórias e identidade, assim como outras especificidades próprias da população negra.
Portanto nosso ponto de partida será o resgate dos saberes locais, bem como a valorização da identidade da população negra, por entender a importância do estudo da História e da cultura afro-brasileira e africana. Para tanto se deve refletir sobre novos conceitos, valorizar as Ciências Sociais e a importância da participação popular, com vistas na ampliação do protagonismo da comunidade quilombola que iremos pesquisar, pois se entende que atitudes como essa, é responsabilidade de todos nós. Nesse sentido Martins, destaca o que segue [...] entende-se que criar condições para que a comunidade efetivamente exerça este protagonismo se afigura como o maior desafio para que o desenvolvimento local aconteça.