O que é poesia, versos e estrofes
Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras.
No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. É qualquer forma de arte que inspira e encanta, que é sublime e bela.
O que é verso
Verso é o ablativo do termo Latim “versus, a, um” que significa “voltado, virado”. A palavra “verso” designa o lado contrário, a página oposta à da frente ou a face interior das folhas das plantas.
Em um poema, o verso corresponde a cada uma das linhas que o constituem. É o elemento que define a poesia, por oposição à prosa. Um conjunto de versos com sentido completo chama-se “estrofe”.
O que é estrofe
Estrofe é definida, na poesia moderna, como cada uma das seções que constituem um poema, ou seja, cada agrupamento de versos, rimados ou não, com unidade de conteúdo e de ritmo. Apresentada geralmente como sinónimo de estância, difere desta quanto ao grau da referida unidade. Na mancha do poema, aparecem separadas por espaços em branco. Tal configuração retrata a pausa rítmica e lógica, mais evidente na estância do que na estrofe.
Formas fixas do Poema
Poema de forma fixa é o que apresenta um sistema de estrofes subordinado a certas regras. Muitos desses sistemas têm sofrido alterações em sua estrutura através dos tempos. Vejamos os modelos teóricos fundamentais:
Poema com número determinado de estrofes e com formas estróficas também determinadas. Ex.: o soneto, a décima clássica, a sextina e o rondó. Desses, o mais importante é o soneto, que apresenta duas variedades: o italiano e o inglês. O soneto italiano, mais generalizado em nossa língua, compõe-se de quatorze versos distribuídos em quatro estrofes: dois quartetos e dois tercetos. No soneto clássico, os quartetos apresentam duas rimas e os tercetos duas ou três.