O que é poder?
O QUE É PODER
(Gerárd Lebrun)
Este trabalho tem por objetivo relatar ideias expostas pelo autor do livro de forma sucinta, dando ênfase em seus conceitos principais que ligam o “poder” com o desenrolar de uma política administrativa.
Relações Internacionais
Autor: GBM
Para uma melhor compreensão do livro estudado – escrito por Gérard Lebrun – primeiro há de se fazer uma análise em relação à diferença entre os significados das palavras “potência” e “poder”. A noção de “ter potência de” se refere a nada mais do que ter a capacidade de efetuar uma ação; a palavra também designa virtualidade, e caracteriza a oportunidade de impor sua própria vontade. Quando canalizada, a potência determina a força.
Já “poder”, tem em seu significado um elemento suplementar ao significado de potência. Poder inclui a dominação, que segundo Max Weber, trata-se da “probabilidade de que uma ordem com um determinado conteúdo específico seja seguida por um dado grupo de pessoas.” Costumes, leis e crenças, por exemplo, também contribuem para determinar a ordem social, pois têm um poder sobre a sociedade que as dita/segue. Mas, para Talcott Parsons, diferentemente de potência, poder não se resume em ter condições de impor sua própria vontade. Para ter poder é necessário que se tenha obtido autoridade, mais que isso, é necessário ter conquistado confiança suficiente por parte de um dado grupo de pessoas, para que ele, então, siga as ordens delegadas sem contestação. O poder caracteriza seu dono como um líder.
É nesse sentido que se pergunta, por que afinal as pessoas se submetem e obedecem à pressão imposta pelo poder alheio? Para Gérard, autor do texto, a resposta é simples: por medo. E isso se torna óbvio ao pensarmos na prática. Pagamos impostos ao governo para não recebermos multas; submetemo-nos às leis e regulamentos – em geral –, pois qualquer infração nos traz a certeza de uma punição. Antes de existir leis, não havia a idéia de justiça e injustiça.