O que é Pedagogia
PEDAGOGIA: UTOPIA, CIÊNCIA, FILOSOFIA
“Paidagogia designava, na Grécia antiga, o acompanhamento e a vigilância do jovem. O paidagogo (o condutor da criança) era o escravo cujo atividade específica consistia em guiar as crianças à escola, ...” (p. 08).
“Nos nossos tempos, o termo pedagogia ganha outras conotações.” (p. 08).
“Entre o final do século XIX e o início do XX, Durkheim se empenha em conceituar “pedagogia”, “educação” e “ciências da educação”. A pedagogia, por sua vez, é vista não propriamente como teoria da educação, ou pelo menos não como teoria da educação vigente, mas como literatura de contestação da educação em vigor e, portanto, afeita ao pensamento utópico.” (p. 08).
“Herbart não separa ciência e pedagogia; ao contrário, é exatamente ele o formulador, em nossos tempos, da ideia da “pedagogia como ciência da educação”. (p. 09).
“Pedagogia, filosofia e filosofia da educação, na concepção deweyana, tornam-se, em alguma medida, sinônimos.” (p. 09).
“Herdeiros dessas três tradições, os estudiosos contemporâneos da educação utilizam-se do termo pedagogia, alternada ou concomitantemente, negativa ou positivamente, nas acepções definidas acima, isto é, como utopia educacional, como ciência da educação e como filosofia da educação.” (p. 09).
PEDAGOGIA E INFÂNCIA
“A pedagogia, como a conhecemos hoje, possui suas características básicas estabelecidas com o advento do mundo moderno.” (p. 10)
“A "teoria do homúnculo", ou seja, a idéia de que a criança é apenas um homem pequeno, começa a perder espaço para uma idéia mais qualitativa a respeito da singularidade da vida mental e afetiva da criança: dissemina-se paulatinamente a noção de infância, e com ela a pedagogia moderna dá os primeiros passos.” (p. 10-11).
“A pedagogia que aqui se inaugura trabalhar, muitas vezes, de modo confessional, irá premiar a relação íntima e a disciplina interior, autônoma e