exame bacteriologico
O exame de análise bacteriológica dos sistemas de abastecimento é indispensável tendo em vista a necessidade de proteger a saúde da população consumidora, sendo necessária sempre que houver mudanças de fonte de manancial de abastecimento ou divergências na qualidade da água.
Organismos Indicadores de Contaminação
Organismos Indicadores de Contaminação Fecal
Na rede de abastecimento de água o risco maior se deve a possibilidade de contaminação por águas residuais ou excretos humanos e animais, sendo que tal contaminação provoca doenças comuns e infecciosas.
Os métodos bacteriológicos modernos para análise de águas residuais são inviáveis por serem mais trabalhosos e também porque os patogênicos ocorrem em menor número e sua chegada à água é intermitente. Dessa forma analisa-se a detecção de microrganismos fecais normais, pois a ausência destes na amostra indica também a ausência de microrganismos patogênicos tornando assim prova segura de exame bacteriológico.
Os testes para detecção de presença de indicadores de contaminação são empregados:
- na verificação do atendimento aos padrões de qualidade bacteriana da água;
- na qualidade bacteriana da água para outros usos: recreação, criação de mariscos, etc.;
- no processo de controle e tratamento;
- nas estações de tratamento de água;
- nas estações de tratamento de esgotos;
- nos levantamentos de qualidade de água;
- na caracterização das fontes de poluição;
Contagem total de Microrganismos
Na contagem recorre-se, na maioria das vezes, à contagem em agar padrão a 37ºC e a 20ºC e dedica-se a contagem de microrganismos de todos os tipos que se desenvolvem nesse intervalo de temperatura. Geralmente utilizada para verificar a eficiência de uma Estação de Tratamento de Água.
A ausência de coliformes é prova segura de água bacteriologicamente potável e é possível por análise verificar se numa amostra contaminada é de origem animal ou humana, pela relação:
Estreptococos