neoliberalismo
É o paradigma econômico e político que define o nosso tempo. Ele consiste em um conjunto de políticos e processos que permitem a um número relativamente pequeno de interesses particulares, controlar a maior parte possível da vida social, com objetivo de maximizar seus benefícios individuais. (...), o neoliberalismo é a principal tendência da política e da política econômica global nas últimas décadas(...).
(HOMSKY, 2004.P.)
Se a pátria é o objeto comum do desejo, o trabalho será o ideal comum, o valor dominante para a qual, vão concorrer todas as condutas individuais. O acabamento final desses recalcamentos ( pois é disso que se trata com a canalização dos desejos) se dá através da moral. Os valores impostos são para o bem, para a felicidade, para o bem-viver e isso justifica o fim da regulação espontânea, a interdição da paixão, e a centralização e uniformização das atividades sociais. Em nome da fantasia de segurança e de proteção, institucionaliza-se a relação de submissão. (Freud, 1976,P. 136)
O capitalismo moderno não deixa de ser uma tendência formal e individualista (Roberto da Matta, o que faz o brasil, Brasil? 1984)
E como se constrói uma identidade social? A pergunta, na sua discreta simplicidade permite descobrir.
Paulo Freire explica o papel do homem no mundo, como ele se defronta com este, e constrói suas habilidades. (...) a posição normal do homem no mundo como um ser de ação e de reflexão, é a de “admirador do mundo”. Por meio de suas experiências do cotidiano o homem se torna um ser político, capaz de construir ideias, discernir o certo e o errado, e buscando conhecimentos, ele escolhe o caminho que quer seguir. Poucos homens optam por caminhar na estrada da retidão. Se este tem em suas mãos o poder que usado para o mal o escraviza, o desvincula da verdade.
Pesquisadora Patrícia Mucller, dez. 2005
Proj. História, São Paulo, dez. 2005
(...) O desemprego é o maior desastre que tem na vida do homem... é a mais