O que é OSM
§Neste capítulo, abordaremos as seguintes questões:
§ O que é OSM?
É “a disciplina ou especialidade que trata da definição e do arranjo das principais características de todos os processos nas organizações”.
Sempre buscando a integração entre: Pessoas, Processos e Tecnologia para a melhoria de resultados.
§ Para que serve OSM?
É responsável por organizar e aperfeiçoar os processos organizacionais visando a escolha de procedimentos mais eficientes e simples, evitando desperdícios de tempo, metérial e esforço, que desemcadeiara em: Organização dos processos, aumento da produtividade, busca pelo menor custo.
§ Que profissões estão envolvidas no âmbito da OSM?
Analista de sistemas e analista de OSM.
O analista de sistemas é um expert na área de informática, sua função é encontrar as soluções tecnológicas mais adequadas ao processo que precisa ser informatizado.
A especialidade do analista em OSM está ligada a estudar os procedimentos empresariais e aperfeiçoá-los, estruturando cadeias produtivas mais eficientes.
Ambas as atividades são complementares, pois, apesar de diferentes, elas compartilham um objetivo comum: a racionalização e a simplificação dos processos empresariais.
§ O que são processos empresariais?
É sequência de atividades ordenadas de forma lógica, cujo objetivo é produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo de clientes.
Os tipos de processos são:
Externos (processos de negócios): Resultam nos produtos e serviços que a empresa oferece ao consumidor (fabricação, atendimento aos pedidos dos clientes).
Internos (processos organizacionais e gerenciais):
- Processos organizacionais: abrangem as atividades administrativas que dão suporte aos processos de negócio (pagamento de contas, compra M.P).
- Processos gerenciais: incluem a tomada de decisões, a supervisão e a avaliação do desempenho, bem como a realização de ajustes necessários.
§ Qual é a diferença entre a gestão por processos e o