Osm
1) Tendência marcadamente fora dos limites tradicionais das estruturas organizacionais. O surgimento de novos ingredientes de gestão nas organizações transferiu a essência do estudo organizacional para a análise de processos, incluindo-se os processos críticos. Muitos argumentam que a função de OSM perdeu espaço porque não privilegiou a análise processual e deu ênfase exagerada à conformação estrutural, ou seja, os adeptos de OSM não perceberam a adoção imediata, universal da microinformática que alterou definitivamente o foco de compreensão das organizações.
Q2: Segundo Pfifner & Sherwood, em sua obra Organização Administrativa, organização é um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão entre si relacionados por um consciente e sistemático estabelecimento e consecução de objetivos, mutuamente aceitos. A definição apresenta uma abordagem da organização por meio do estudo de algumas variáveis. Cite quatro variáveis e comente sobre elas:
2) 1. Tamanho: pois as organizações são entidades em escala. Um grupo pode sentar-se em torno de uma mesa, uma organização não.
2. Complexidade: tarefas bastante específica, com dificuldades para suas realizações, tornando a organização altamente complexa.
3. Consciente racionalidade: está implicitamente contida no estudo da organização, envolvendo a adaptação do comportamento individual aos objetivos organizacionais.
4. Presença de objetivo: a significação da racionalidade sugere o objetivo, ou seja, a consecução de objetivos previamente estabelecidos e mutuamente aceitos.
Q3: Definimos sistema como “um todo complexo e organizado, um conjunto de partes que forma um todo”. Um sistema é uma rede de componentes inter-relacionados, que examinados em conjunto funcionam como um todo. As empresas apresentam características de um sistema e não algo inerte e isolado porque ela está constantemente interagindo com o meio externo através de