O que é manutenção corretiva
A Manutenção é o conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas e equipamentos, visando garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros, disponibilidade, qualidade, prazo, custos e de vida útil dos equipamentos.
Ela surgiu quando o homem começou a manusear instrumentos e desenvolver as máquinas para a produção de bens de consumo a manutenção foi emergindo a partir do momento em que novas necessidades eram criadas. Ela acompanhou a evolução técnico-industrial da humanidade e se desenvolveu conforme as mudanças no perfil de mercado.
No fim do século XIX, com a mecanização das indústrias, surgiu a necessidade dos primeiros reparos e até 1914, a Manutenção era renegada a segundo plano sendo executada pelo mesmo efetivo de operação.
Com a implantação da produção em série, instituída por Ford, as fábricas passaram a estabelecer programas mínimos de produção e, em consequência, sentiram necessidade de criar equipes que pudessem efetuar reparos em máquinas operatrizes no menor tempo possível. Assim surgiu um órgão subordinado à operação, cujo objetivo básico era de execução da Manutenção Corretiva.
De modo geral, a manutenção em uma empresa tem como objetivos:
➢ Manter os equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento, para garantir a produção normal e a qualidade dos nossos produtos (concreto).
➢ Prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas.
➢ Gerir de forma ideal os recursos (acessórios) de forma a obter o melhor rendimento dos equipamentos.
➢ Otimizar os processo de manutenção, operação e segurança das máquinas e equipamentos (retrofitting).
➢ Reduzir as intervenções o menor número possível e reduzir os custos de manutenção
Responsabilidade pela Manutenção
Os serviços de manutenção não são de responsabilidade exclusiva do pessoal da manutenção, mas também de todos os operadores, auxiliares, e responsáveis de uma forma direta ou indireta pois