Manutenção corretiva
TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
PROFESSOR: GILBERTO DA SILVA
ALUNOS:
DONATO DAMIN
HEDER LUIZ CERON
MANUTENÇÃO ELÉTRICA
MANUTENÇÃO CORRETIVA
CRICIUMA DIA 10 DE MARÇO DE 2011
INTRODUÇÃO
Com a globalização da economia, a meta para todas as empresas hoje é alcançar a qualidade total em serviços prestados, produtos produzidos sem deixar de lado o gerenciamento ambiental.
A qualidade do processo depende, entre outros fatores, da manutenção, uma vez que esta tem influência na disponibilidade das máquinas. Isto pode aumentar a competitividade, lucratividade, satisfação dos clientes e proporcionar produtos com defeito zero. Os custos de manutenção correspondem à parte principal dos custos operacionais totais de todas as plantas industriais de manufatura e de produção.
Se a empresa não tiver um bom programa de manutenção, os prejuízos serão inevitáveis, pois máquinas com defeitos ou quebradas causarão diminuição ou interrupção da produção; atrasos nas entregas; perdas financeiras; aumento dos custos.
Com isso este trabalho apresenta algumas informações sobre um tipo de manutenção muito comum nas empresas a Manutenção corretiva, aquela que atua no momento em que ocorre a falha, ou seja, dano do equipamento, conseqüentemente levando assim a parada de produção.
Mas com o passar do tempo este tipo de manutenção vem sendo menos utilizado, ou melhor dizendo utilizando este processo em equipamentos, conjuntos mecânicos e elétricos que não são os “gargalos” de uma linha de produção.
A manutenção preventiva e preditiva, junto com produtiva total vem mostrando a forma mais eficaz e segura de se manter os equipamentos em condições boas de trabalho.
CONCEITO DE MANUTENÇÃO
Podemos definir como manutenção como um conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas e equipamentos, esses cuidados envolvem conservação, adequação, substituição e prevenção.
De modo geral a manutenção tem dois