manutenção corretiva
MANUTENÇÃO CORRETIVA
SÃO MATEUS, ES 13 de agosto de 2013
Manutenção corretiva
Manutenção corretiva planejada
Manutenção corretiva não planejada
O que é manutenção:
São ações com a finalidade de evitar possíveis falhas e quebras em máquinas e instalações, ela é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e até para diminuir desperdícios
Manutenção Corretiva
Atuação para a correção da falha ou do desempenho que está menor que o esperado.
Manutenção Corretiva não planejada
Exige a atuação imediata para correção da falha de maneira aleatória. Não há tempo para preparação das ações e normalmente implica altos custos. Pode gerar conseqüências graves para o equipamento e outros correlatos. Em indústrias de processo contínuo (cimentos, siderurgia) afetam o processo de fabricação, com o risco inclusive à qualidade do produto processado e perdas de produção.
Manutenção Corretiva Planejada
Detectada a anomalia, programa-se a intervenção corretiva. Esta decisão normalmente é tomada em função do acompanhamento preditivo ou pela decisão de operar até a quebra. Aplicada para compatibilizar o momento de intervenção com o interesse da produção, melhor planejamento dos serviços, garantia de existência recursos (peças, pessoal, serviços, técnica adequada e ferramentas).
Desvantagens O problema da manutenção corretiva é quando ela não é adotada como uma estratégia e apenas pelo fato de não existir atividades preventivas.
Podemos destacar as principais desvantagens:
Altos custos de mão-de-obra, peças e serviços; As máquinas podem quebrar-se durante os horários de produção; As empresas utilizam máquinas de reserva;
Perda de produção;
Há necessidade de se trabalhar com estoques
Vantagens Não exige acompanhamentos e inspeções nas máquinas.
"A máquina