O que é ITIL
Trata-se de um modelo utilizado como referência pelas empresas para a prática de boas ações no âmbito de gerenciamento de processos na área de TI. A tradução da sigla ITIL é biblioteca de informações de infraestrutura de tecnologia, ou seja, como o próprio nome sugere trata-se de um manual de práticas para o gerenciamento de processos de TI.
Nem sempre a TI é vista com bons olhos, como um setor importante nas organizações, embora muitas vezes seja o carro chefe das empresas. As práticas propostas pelo ITIL busca alinhar o setor de TI com a área de negócios da organização. Essas práticas são apresentadas em sete livros (por isso o termo “biblioteca” é utilizado). Esse modelo é conhecido e utilizado internacionalmente e é regulamentado pelo ITSMF (IT Service Management Fórum), que gere melhores práticas em gerenciamento em TI.
Seus Objetivos
A TI atualmente apresenta um papel importante na organização, o ITIL tem como objetivos os itens apresentados na figura 1. Esses objetivos apresentam inúmeros desafios como a redução de custos e riscos, a apresentação de uma justificativa dos investimentos em TI, a forma complexa como os ambientes em TI podem se apresentar, entre vários outros desafios.
A forma como solicitações são vistas em uma organização é de extrema importância para a empresa e a TI pode visualizar isso de duas formas, orientada ou não a cliente.
O que o ITIL propõe?
Os livros apresentados em todas as versões buscam propor através de práticas a garantia da satisfação do cliente, da melhor utilização dos recursos disponíveis, agindo de forma estratégica, alinhando a TI junto ao plano de negócios da empresa. Mostrando que TI não é somente a tecnologia, o envolvimento da TI se deve cerca de 20% os outros 80% estão diretamente ligados a processos e pessoas, e é justamente nesses 80% que as empresas devem estar de olho.
O que o ITIL busca segue nos seguintes itens:
•
•
•
•
Propõe onde é possível chegar;