O que é isto-a filosofia?
“[...] Com esta questão tocamos um tema muito vasto.” (Pág.15)
“[...] Desta maneira, levaremos o diálogo para uma direção segura. Procedendo assim, o diálogo é conduzido a um caminho.” (Pág.15)
“[...] a meta de nossa questão é penetrar na filosofia, demorarmo-nos nela, submeter nosso comportamento às suas leis, quer dizer,“filosofar”.” (Pág.15)
“[...] O caminho da nossa discussão deve ser, portanto. De tal tipo e direção que aquilo de que a filosofia tratar atinja nossa responsabilidade, nos toque (nos touche)¹, e justamente em nosso ser.” (Pág.15)
“[...] Mesmo os mais belos sentimentos não pertencem à filosofia. Diz-se que os sentimentos são algo irracional. A filosofia, pelo contrário, não é apenas algo raciona, mas a própria guarda da ratio.” (Pág.16)
“[...] Qualquer um terá por certa a afirmação de que a filosofia é a tarefa da ratio.” (Pág.16)
“[...] a palavra grega filosofia é um caminho sobre o qual estamos a caminho. Conhecemos, porém, este caminho apenas confusamente, ainda que possuamos muitos conhecimentos históricos sobre a filosofia grega e os possamos difundir.” (Pág.17)
“[...] A palavra philosophía diz-nos que a filosofia é algo que pela primeira vez e antes de tudo vinca a existência do mundo grego. Não só isto — a philosophía determina também a linha mestra de nossa história ocidental-européia.” (Pág.17)
“[...] A frase: a filosofia é grega em sua essência, não diz outra coisa que: o Ocidente e a Europa, e somente eles, são, na marcha mais íntima de sua história, originariamente “filosóficos” (Pág.18)
“[...] A palavra philosophía está, de certa maneira, na certidão de nascimento de nossa própria história; [...]” (Pág.18)
“[...] é preciso cuidar para que ao mesmo tempo se dê uma explicação sobre o que significa o “que’, em que sentido se deve compreender o ti[...]a filosofia de Platão é uma interpretação característica daquilo que quer