O que é indisciplina?
1) O que é a indisciplina?
Segundo os dicionários Ferreira e Aurélio indisciplina é: “um procedimento, ato ou dito contraditório à disciplina; desobediência, desordem, rebelião”, Não existe ainda um consenso sobre o que é, e o seu real significado, o que se sabe até o memento que é a contradição, recusa e desrespeito de certas normas e regras da sociedade ou de um determinado lugar (no nosso objeto de estudo as escolas).
2) Na educação e aprendizagem o que é indisciplina? Indisciplina dos alunos:
Para muitos educadores o não cumprimento das regras da escola, bagunças, brigas (entre alunos e hoje em dia entre alunos e professores), conversas, uso de materiais que não correspondem ao ambiente escolar, modo de se vestir, desacato, desobediência, mascar chicletes, usar boné, ouvir música durante a aula, etc. São considerados atos indisciplinados. Porém a indisciplina dos alunos pode ser dividida em dois grupos: Atitudes que não devem ser toleradas em qualquer situação. Ex: Brigas, xingamentos, depredação do ambiente escolar e o tão debatido bullying; e o que não pode ser confundido com indisciplina ou o que não é tão grave, coisas “leves” que fazem parte do desenvolvimento da criança ou do jovem. Exemplos: Um trabalho em grupo na sala de aula, certamente haverá uma grande barulheira para discutir sobre o assunto de estudo, assim é errado considerar esta situação como indisciplina. A respeito do que não é tão grave: conversas paralelas, falta de atenção do aluno, bagunça, não fazer as tarefas, etc.
Indisciplina do Professor:
O ato indisciplinar do professor ocorre quando este vai dar sua aula desmotivado, muitas vezes até sem planejar o que vai ensinar, quando é várias vezes proposto aos alunos a leitura e estudo de textos e consequentemente exercícios relacionados com esses textos. Também ao desmerecer e até mesmo ignorar o potencial de seus alunos e ainda o mais grave e