O QUE É IDEOLOGIA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Trabalho de Antropologia
Livro: O que é ideologia (Marilena Chauí)
Campus Vargas – Ribeirão Preto
Setembro de 2014
Questões
1- Qual o significado do termo ideologia em 1801?
R: O significado do termo em 1801 foi dado por Destutt de Tracy em seu livro, e esse significado era que ideologia era uma ciência da gênese das ideias, onde as ideias foram consideradas fenômenos naturais da relação entre homem e meio.
2- Como Cabanis determinou a influencia do moral sobre o físico?
R: Através de um livro, Cabanis procura determinar a influência do cérebro sobre o resto do organismo. Segundo ele a natureza tem as condições suficientes e necessárias para o progresso e que nossa inteligência e nossas inclinações adquirem um sentido e direção graças a ela.
3-Como Napoleão inverteu a imagem que os ideólogos tinham de si mesmo?
R: Napoleão aproveita sua imagem de guerra, imagem política para conseguir apoio dos ideólogos que o julgaram um liberal continuador da Revolução Francesa. Logo se decepcionaram, viram que Napoleão era um antigo restaurador do Antigo Regime (monarquia) da qual tanto os ideólogos haviam criticado. Opuseram-se as leis de segurança do Estado e foram excluídos do Tribunado, tendo suas academias fechadas.
Na sequencia, Napoleão usa a ideologia de forma pejorativa em um discurso, onde declara: “Todas as desgraças que aflingem nossa bela França devem ser atribuídas à ideologia [...]”.
Com isso, conseguiu reverter a imagem dos ideólogos. Eles que se consideravam materialistas , realistas e antimetafísicos foram perversamente chamados de “tenebrosos metafísicos”, e ignorantes da realidade política que adapta as leis ao coração humano.
A partir daí a ideologia que inicialmente era vista como uma ciência natural das ideias calcadas sobre o próprio real passa a ser vista como um sistema de ideias que