O que é Ideologia?
A partir da leitura do livro “ O que é ideologia?” de Marilena Chauí, pode-se concluir que a procura por uma resposta sobre ideologia começa com a teoria das quatro causas de Aristóteles, sendo ela constituída pelas fases: material, formal, eficiente e final. A fase material representa do que determinado objeto é feito, de que material é constituído, já a etapa formal como o próprio nome diz demonstra a forma que determinado material possui. Além dessas fases, existe a causa eficiente na qual é a fase que demonstra quem fez o objeto e a última causa é a causa final que mostra com que finalidade algo é feito. Para exemplificar essa teoria, pode-se utilizar o exemplo da cadeira, na qual o material de que é feito é a madeira, a forma que possui é forma de cadeira, quem a faz é o marceneiro e sua finalidade é servir de acento.
Após Aristóteles, Chauí, fala de Auguste Comte, considerado o pai da sociologia, no qual divide o conhecimento em três estágios, o primeiro estágio é o teológico, estágio em que o mundo é explicado através do poder divino, de ações mágicas, sobrenaturais, além desse, Comte diz que o segundo nível de conhecimento é o metafísico, em que é utilizado a razão para explicar acontecimentos, e o último estágio que é considerado o mais desenvolvido para o pai da sociologia, é o estado científico ou positivo, no qual a explicação do mundo é obtida através de hipóteses, experimentações e comprovações.
Além desses autores, Marilena descreve sobre Karl Marx e sobre sua teoria. Para Marx a história da sociedade é a história da luta de classes, pois a burguesia considerada dona do meio de produção explora o trabalho do proletariado, para que consiga lucro. O proletariado, que vende sua força de trabalho, não é pago de acordo com o que trabalha, pois para o patrão obter lucro, ele paga menos do que o trabalhador merece, sendo esse termo chamado de mais valia, no qual se divide em duas, mais valia relativa e mais valia absoluta. Nesse processo o