O que é historia?
A Educação Primitiva: Embora há inexistência de provas, historiadores acreditam que a educação entre a era primitiva se dava através da espontaneidade, ou seja, jovens e crianças aprendiam de forma imitativa, pro meio da observação dos maiores em suas atividades, que eram a pesca, a caça, a agricultura, etc. Seja na análise de fenômenos metereológicos, nos rituais sagrados, ou até mesmo na preparação para a guerra.
Educação Oriental: Foi elaborada por uma povoação já civilizada. Com o passar dos anos, tornou-se intencional. A escrita desenvolvida no oriente, fundida a sistematização social que se formou, levou a fundação de escolas e professores em alguns dos países do oriente. No Egito, as crianças já passavam a frequentar a escola desde os 6 ou 7 anos, ofereciam escolas básicas para o povoação e escolas melhores aos eruditas, filhos dos funcionários. Já a educação dos povos hebreus, durava-se 10 anos. Essa forma de ensino era basicamente aplicada a todos os povos orientais, sempre privilegiando as castas superiores.
Educação Clássica: Formada entre os séculos V a. C. e V d. C., direciona-se a educação ocidental, por abranger a Roma e Grécia. Na educação grega apresentou quatro períodos: heróica; cívica; clássica--humanista e helenístico-enciclopédica. Todos com suas próprias características. Já a educação romana apresentou três períodos fundamentais: heróico- patrícia; de influencia helênica e Imperial. Ainda que tenham semelhanças a cultura e ensino grego e romano possuíam fatores de discordância bastante significativos.
Educação Medieval: Desenvolve-se no período em que o cristianismo abrangia toda a Europa. De maneira fundamentalmente