Progn Stico De Mercado
A tecnologia do presente para o futuro da tecelagem
As inovações tecnológicas na tecelagem plana ocorrerão através da fabricação de teares mais velozes e de incorporações com dispositivos á base de recursos eletrônicos, que permitirão maior flexibilidade e controle da produção. Os teares convencionais com lançadeiras estão sendo substituídos por teares sem lançadeiras, os quais são classificados como: projetil pinça, jato de ar e jato de agua. A velocidade dos teares tradicionais atinge 200 batidas por minutos (bpm) e nos teares projétil e pinça chegaram a 3oo bpm, ao passo que naqueles os jatos de ar e de agua a alçançaram 800 e 1000 bpm, respectivamente.
Essas novas tecnologias permitiram que cada operário seja encarregado de um numero maior de maquinas, proporcionando uma redução dos custos de produção.
Dados da ITMA – Feira Internacional de Máquinas de Têxteis e Vestuário, que tem se realizado a cada quatro anos desde 1951. Que fala em sua última edição, em Barcelona, na Espanha, apresentando ao mundo inovações para processos têxteis.
O setor têxtil no Brasil vem passando por um amplo processo de reestruturação e inovação, modernizando-se para competir no mercado mundial. Os níveis de produtividade e de qualidade dos produtos estão hoje mais próximos aos dos países concorrentes, e a modernização já é muito próxima. Na tecelagem plana, futuramente, haverá um aumento na utilização dos teares mais modernos com significativo crescimento na utilização de máquinas de tecer á base de recursos tecnológicos
Bibliografia:
http://www.textilia.net/materias/ler/textil/maquina-textil/a_tecnologia_do_presente_para_o_futuro_da_tecelagem
http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/bnset/Set2905.pdf