O que é hipertensão arterial
O que é Hipertensão Arterial?
É quando ocorre um desequilíbrio nos sistemas que comandam nosso organismo, que são o SNC,o sistema pressor renal (sistema renina- angiontensina- aldosterona ),devido ao excesso de liquido extracelular.
Ainda não existe algo que comprove por há esse desequilíbrio, a explicação mais simples é que a pressão arterial aumenta devido a vasoconstrição dos vasos sanguíneos, fazendo com que aconteça um aumento no débito cardíaco e assim consequentemente aumenta a pressão arterial.
A hipertensão arterial é denominada de “assassino silêncio”, pois pode permanecer sem apresentar sintomas por ano, até ocorre um dano ou prejuízo em um órgão vital. Por ser uma doença em algumas pessoas silenciosa pode ocorrer o risco de causar outros distúrbios como acidente vascular cerebral, ruptura de um aneurisma, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio e lesão renal.
É defina pela pressão sistólica media em repouso de 140 mmhg ou mais e pela pressão diastólica em repouso de 90mmhg ou mais. Quando ocorre a hipertensão arterial é comum acontecer o aumento da pressão sistólica e da pressão diastólica. Quanto a classificação pode ocorrer hipertensão arterial primaria ou essencial e hipertensão secundaria.
Hipertensão Primaria ou Essencial
- Corresponde a 95% dos casos de pacientes hipertensos.
- Não há causa especifica, pode ser causado por multifatores.
- Há várias áreas de investigação como:
- Liberação de substancias vasoativa, que são liberadas a mais pelo próprio organismo (rins).
- Aumento dos batimentos cardíacos, seguido das vasoconstrição dos vasos sanguíneos.
- Consumo excessivo de sódio, a resistência a insulina, mas este ainda é o que menos remete a hipertensão pois não esta bem esclarecido.
- Tendência familiar (genética).
- Sistema nervoso (hiperatividade).
- Condições clinícas (tabagismo,