O que é hematose ?
Nome alunos:
Nome professor:
Introduçao
O corpo humano é composto, em sua maioria, por tipos celulares estritamente aeróbicas. Isso implica que o organismo para sobreviver deve prover oxigenação para todas as células. Diante desse fato, a natureza forneceu ao homem um sistema especializado e complexo para prover esse oxigênio, esse conjunto adaptado a suprir essa necessidade ficou conhecido como sistema respiratório,As estruturas do sistema respiratório são, nariz, faringe, laringe, traquéia e pulmão, desenvolvido em brônquios, bronquíolos e alvéolos.
Esse órgão é recoberto por dois revestimentos, que estão em contigüidade. Esses revestimentos são conhecidos como pleura parietal – aderida a superfície interna do tórax, e uma pleura visceral, conectada ao pulmão. Entra as duas pleuras há líquidos que permitem a lubrificação na hora da expansão e retração do pulmão durante as respirações.
Objetivo:
Concientizar-se que as trocas gasosas são necessárias para obter o oxigênio necessário nas celulas.
Desenvolvimento:
A hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sangüíneos dos alvéolos pulmonares através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
Devido a esse processo, mediando o sistema respiratório e o sistema circulatório, o sangue venoso, concentrado em CO2 e convertido em sangue arterial rico em O2, é distribuído aos tecidos do organismo para provimento das reações metabólicas das células.
Portanto, a difusão nos alvéolos pulmonares se estabelece por diferenças no gradiente de concentração dos capilares, onde o CO2 difunde-se do sangue venoso em direção ao meio externo, havendo a oxigenação do sangue a partir do mecanismo inverso com as moléculas de oxigênio na cavidade pulmonar.
O gás oxigênio em maior concentração externa difunde-se no plasma sangüíneo em direção às hemácias, combinando-se com a hemoglobina (proteína associada a íons de ferro), passando