Gestão processo de qualidade
O turn over é desgastante e o maior custo improdutivo em muitas Empresas. A troca de funcionários demanda maiores valores com menor retorno nos primeiros meses, quando o colaborador ainda não atingiu sua performance ideal em decorrência de treinamentos e adaptações ao trade culture da Empresa.
As leis atuais determinam que todos tem o direito de trabalhar seja deficiente ou não. Assim, poder servir água a todos torna-se um ponto de visibilidade positiva da Empresa, principalmente quando esta atende ao desenho universal e a norma de acessibilidade (ABNT NBR13972:1997).
Atualmente, não é somente o salário que tem determinado o “entra e sai” das Empresas, os benefícios tem contado muito, principalmente os que interferem com a saúde do colaborador e o meio ambiente.
A água neste ponto, devido a evidência da mesma na área da sustentabilidade associada a manutenção da vida tem uma importância reconhecida, como podemos averiguar através da Portaria MS2914/2011 que versa sobre a qualidade mínima da água potável.
Assim, oferecer aos colaboradores uma água com excelente qualidade, numa temperatura fresca, faz com que o funcionário perceba o quanto a empresa se importa com ele. E este nesse momento devolve esse reconhecimento em pró atividade e assiduidade.
A falta de qualidade da água servida tem sido fator de descontentamento e até vetor de várias doenças que já pararam linhas de produção e tornam se incompatíveis com as normas de acessibilidade como a NR9 que determina os fatores biológicos da qualidade da água quanto ao meio ambiente.
Assim, uma água de qualidade é além de fonte de saúde, uma ferramenta do RH para poder manter os bons em