O que é globalização
É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
A década de 90 trouxe mudanças que impactaram a sociedade como um todo. As conquistas da ciência marcaram o período. A internet abriu novas fronteiras nas comunicações, mas isolou, de certa forma, os contatos humanos. Nunca se deu tanta importância às aparências: o tempo de celebridade encolheu e o corpo é cada vez mais cultuado.
A produção artística contemporânea reflete essas mutações. Os limites de fronteiras culturais tecnicamente não mais existem. Desapareceram as particularidades próprias de uma determinada cultura e se diluíram as raízes nesse espaço globalizado.
Artistas revolucionam o olhar tradicional com as novas formas de expressão artísticas. Utilizar a técnica como parte da expressão artística é a grande mudança que chegou com a arte e tecnologia. Praticada em museus, universidades e nas ruas, a arte e tecnologia tem muitas faces e nomes. Nanotecnologia, biotecnologia, arte on-line, trabalhos colaborativos e ativismo via web são as novidades em arte e tecnologia. O processo de globalização alterou a forma como consumimos música, não no aspecto mercadológico e comercial, mas no sentido de apreciação da música. A globalização, associada à tecnologia e ao advento das novas mídias, possibilitou que os produtos artísticos fossem acessados por um maior número de pessoas.
As mudanças comportamentais, culturais e econômicas que vem ocorrendo ao longo do tempo, são frutos do processo de globalização. Novos conceitos e termos foram adaptados e incorporados no cotidiano. Ocorreram mudanças nas relações entre gerações, focando principalmente os jovens e os idosos. E também mudanças com relação a visão do espaço e do tempo.
A