093789159
509 palavras
3 páginas
Quem usa os estudos de caso e por quê?Para os estudantes de administração pública, o uso de casos representa a oportunidade de aplicar teoria à prática, aprimorar habilidades analíticas, trabalhar em equipe e comunicar soluções potenciais para problemas do setor público. Os pesquisadores acreditam que os casos permitem a investigação e organização de informações relacionadas a uma questão específica da administração pública ou a um problema referente a políticas públicas, unindo dados empíricos a fatores contextuais que afetam a relevância e o impacto das informações. Já para os profissionais, um estudo de caso permite a transferência de conhecimentos dentro de uma organização ou entre instituições do setor público . Um estudo de caso documenta a experiência de uma organização na superação de desafios específicos, de maneira que profissionais possam ver os fatos e o contexto associado a práticas, e como estas funcionaram.
Usuários e usos dos estudos de caso
Os diferentes usos da metodologia de estudos de caso
As três funções essenciais que os estudos de caso podem desempenhar são :
Ensino- Estudos de caso podem ser usados em sala de aula para criar situações reais ou simuladas, em que os estudantes aplicam teorias, instrumentos de análise e de solução de problemas, seja para resolver uma dificuldade ou chegar a uma conclusão conjunta, com fins de aprendizagem.
Esse talvez seja o uso mais comumente considerado para os casos.
Aprendizagem organizacional- Utilizados por organizações para compartilhar experiências em variados desafios, resumir práticas de vanguarda e apontar vulnerabilidades e erros, os estudos de caso são formas dinâmicas de avaliar as práticas existentes. Esse uso é um pouco menos formal que as avaliações de programas e mais próximo do compartilhamento de práticas.
Pesquisa- Para fins de pesquisa, os estudos de casos são empregados para documentar um acontecimento, uma série de acontecimentos ou uma questão de