O que é fotografia
* O que é fotografia? * O grande mágico * Máquina de retrato * Luzes!... Câmera!... Ação * Realidades * /Flashback / * Indicações para leitura * Sobre o autor * Posfácio
------------------------------------------------------------------------
O QUE É FOTOGRAFIA?
Diante da pergunta, o menino hesitou um instante e lascou:
- Fotografia?... É quando a televisão pára de mexer, fica tudo paradinho e a gente pode olhar as coisas devagar. É o maior barato!
A resposta é intrigante: substitui o fluir da própria vida, o passar incessante do tempo, pelo correr de um filme ou de uma fita de vídeo.
Fotografar passa a ser o ato de parar o fluir de uma imagem já existente, não o processo de obtenção e reprodução dessa imagem.
Nosso menino, convivendo com a televisão desde que nasceu, não questiona a existência das imagens, não se impressiona com a possibilidade de obtê-las e reproduzi-las. Para ele, o mundo das imagens existe, e pronto. Já para nossos avós, que assistiram, em meados do século dezenove, ao nascimento da fotografia, a coisa era um pouco diferente. O que mais os impressionava era o fato de ser possível obter uma imagem
"sem o auxílio da mão do homem" - como se dizia então. Parecia mágico - quase bruxaria - que uma máquina pudesse produzir imagens tão perfeitas de qualquer coisa que se colocasse diante dela.
Chegavam a afirmar, maravilhados, que um pintor devia considerar a fotografia de uma paisagem como a própria cena ao vivo, tal a fidelidade da reprodução. Era - diziam - como trazer a própria natureza para dentro do estúdio, e argumentavam que uma fotografia era, sem dúvida, obra da natureza, uma vez que a imagem era obtida pela ação da luz, automaticamente, sem intervenção humana. Surgia assim uma confusão que, infelizmente, deixa suas marcas até hoje.
Afinal, o que é fotografia? A possibilidade de parar o tempo, retendo para sempre uma imagem que jamais se repetirá? Um