O que é filosofia ?
À primeira vista, é muito fácil definir o que é Filosofia, basta lembrar das origens gregas do termo: philos (amigo) + sophía (sabedoria). Porém, bem mais difícil é tentar explicar para que ela serve. De fato, a Filosofia não visa a resultados práticos ou imediatos. Ao contrário, ela abre espaço justamente para perguntas como: por que todas as coisas devem ter uma finalidade prática?
A filosofia não despreza a realidade concreta, mas também não se limita a ela: constitui-se em busca constante por explicações e tem no seu horizonte o desafio de levar o indivíduo ao conhecimento de si mesmo.
A filosofia é uma criação grega. Surgiu no final do século VII e início do VI a.C., nas colônias gregas da Ásia Menor, na cidade de Mileto. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto (624-546 a.C.).
- Conhece-te a ti mesmo:A filosofia ajuda-nos a enfrentar questões fundamentais para as quais normalmente não encontramos respostas em nosso cotidiano. Isso inclui o questionamento sobre si mesmo. Sócrates (470-399 a.C.), pensador grego, considerado por muitos uma espécie de "pai da filosofia", tinha como um de seus princípios a máxima: "Conhece-te a ti mesmo".
- O templo de Delfos:Delfos, foi um lugar de culto e sede de um oráculo ao deus Apolo (deus do sol e patrono da verdade, da música, da medicina e pai da profecia), situado numa colina de 570m de altitude.
- O mito de Édipo Rei( a questão do destino ): Cidade de Tebas. O rei Laio e a rainha Jocasta. Filho Édipo. Esfinge: criatura com corpo de leão e cabeça humana. (Decifra-me ou eu te devoro ).
- O espanto e a admiração:Para Platão (428-347 a.C.) e Aristóteles (384-321 a.C.), a filosofia nasceu da “admiração” e do “espanto” do homem frente à ordem e regularidade da natureza, que o fez forjar uma nova explicação sobre a realidade, não mais fundada na mitologia, mas na própria razão humana.
Utilidade prática:
Muitos artistas do século XX deslocaram objetos cotidianos de seu contexto habitual,