O QUE É FILOSOFIA, PROFESSOR?
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA LINGUAGEM
DOCENTE: ALESSANDRO NOBRE GALVÃO – DISCENTE: KELSON COSTA BARBOSA
ASSUNTO (TEMA): O QUE É FILOSOFIA, PROFESSOR? E PARA QUE SERVE?
FICHA Nº: 01
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: WWW.cfh,ufsc./br/~wfil/delamar.1htm> acesso em 08/2013.
TEXTO DA FICHA:
“(...) a Filosofia trata de conceitos (...) como bem, beleza, justiça, verdade (...) séc. XIX não havia separação entre ciência e filosofia (...)” (1).
“(...) a primeira proposição filosófica foi enunciada por Tales (...) a água é o principio de todas as coisas” (1).
“a água é a origem e a matiz de todas as coisas” [Segundo Nietzsche em consonância com as ideias de Tales] (...). Tales se torna o primeiro filósofo grego (1).
“A Filosofia (...) ramo de conhecimento (...) pode ser caracterizado (...) pelos conteúdos (...) pela função que exerce na cultura (...) pela forma como trata tais temas” (1).
“(...) a Filosofia trata de conceitos (...) como bem, beleza, justiça, verdade (...) séc. XIX não havia separação entre ciência e filosofia (...)” (1).
“A ciência moderna, caracterizada pelo método experimental, foi tornando-se independente da Filosofia, dividindo-se em vários ramos de conhecimento, tendo em comum o método experimental (...). Em razão disso, o tratamento empírico não atinge o conhecimento próprio da Filosofia” (2).[Dessa forma] a Filosofia representa (...) a passagem do mito para o logos (...). Por isso, essa passagem do mito à razão representa um passo (...) “que libera o homem desse mundo mágico” (2).
“(...) Com Nietzsche, pode-se concluir que o logos da metafísica ocidental visa desde o princípio à dominação do mundo e de si (...) a consideração de que há um elemento mínimo na origem de tudo” (2).
“(...) o tratamento dos assuntos filosóficos não se pode dar de maneira empírica, porque (...) confundir-se-ia com o tratamento científico da questão (...)Kant “o conhecimento filosófico é o conhecimento