O que é estudo de caso
Disciplina: Práticas Administrativas II
Professor: Silvio Ribeiro
Aluno: Paulo Henrique Toma (ID: 207293)
Estudo de Caso
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo mostrar uma revisão sobre o que é um estudo de caso e sua importância. Abordara desde a parte introdutória mostrando todo um histórico do seu surgimento, partindo para definições de um estudo de caso, e os tipos de estudo de caso existentes. Finalizando com os principais passos a serem seguidos para a análise de estudo de caso.
1. Introdução
O estudo de caso consiste na utilização de um ou mais métodos qualitativos de recolhimento de informações e não segue uma linha rígida de investigação. Caracteriza-se por descrever um evento ou caso de uma forma longitudinal. O caso consiste geralmente no estudo aprofundado de uma unidade individual, tal como: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma instituição, um evento cultural, etc. No estudo de caso busca-se aprender a totalidade de uma situação usando os conceitos de criatividade, descrição dos fatos, compreensão e interpretação de um caso concreto, mediante um mergulho profundo e exaustivo em um objeto delimitado.
O método surgiu na medicina há mais de dois mil anos, quando o grego Hipócrates relacionou 14 casos clínicos, trata-se portanto de uma das mais antigas formas de investigação cientifica conhecida e cuja aplicação extrapola seu contexto original, chegando a campos como o jornalismo, a administração, a contabilidade, a economia, a educação etc.
É um instrumento para o ensino/aprendizagem, em que o caso é elaborado como trabalho original inédito e apresentado na forma de texto estruturado contendo uma exposição datada, bem desenvolvida, e documentada com dados reais, relativo a:
Uma situação real problemática e complexa de tomada de decisão.
Um contexto real em que tal situação ocorreu.
As linhas de análise – questões, argumentos, modelos, hipóteses propostas no caso para fins de equacionar de forma adequada a situação.
Esta