O que é educação fisica
Instituição: UEFS – BA
Curso: Educação Física
Resumo do livro: O que é Educação Física
Capitulo: De Higgins ao Jogging
Coloca a Educação Física como um auxiliar da Medicina. Mostra o redescobrimento das atividades físicas. Muitas vezes os indivíduos não conhecem seus limites e se entregam a pratica de exercício, sem a consciência de que pode ir a morte.
Atualmente o homem se tornou matéria-prima para o desempenho esportivo, levando-o a pensar somente a estética.
Capitulo: Do homem natural ao homem maquina
Desvenda o inicio da pratica esportiva, onde as pessoas tinham necessidade de dominar certas artes do esporte para sobreviver.
A economia influenciou o domínio das habilidades físicas, quando surgiu as disputas por terras. A dança foi uma das habilidades mais significativas para os povos antigos, servindo como expressão religiosa, sentimentais e eventuais, E preparava os jovens para a vida social.
A religião era a única preocupação para uma educação primitiva. No ocidente houve uma relação muito forte entre religião e esporte. A China com o Kong Fou e a Índia com a Yoga se destacaram.
No Egito a dominação das habilidades foi muito útil para formar guerreiros.
Pelo lado ocidental foi descoberto o valor humano, da sua individualidade e o inicio da historia da Educação Física. Os gregos preservaram a liga ção que havia entre a Educação física e das educações intelectual e espiritual. Deixando a filosofia de que o homem era um ser com valor somente se houvesse este equilíbrio entre as educações. A partir daí surge os jogos Olímpicos , não eram somente atividades atléticas, mas contavam como provas literárias e artísticas.
Em Atenas a pratica esportiva não servia somente como formação de um guerreiro como em seus antepassados, mas sim formar um homem total. Desde aquele tempo observa-se o interesse por esportes, em seus grandes ginásios.
Obs.: Ginastica significa: arte de desenvolver o corpo nu.
Em Roma:
O Campo de