O que é direito
Segundo estatísticas, o número de atos inflacionais praticados por adolescentes cresceu entre 1991 a 1998.
Grande parte desses adolescentes foram acusados por crime previsto na lei de entorpecentes. Esses jovens apreendidos pela polícia e levado á justiça têm recebido medidas judiciais, de natureza socioeducativa.
Embora o rio de janeiro respondesse por 12,98% do total de adolescentes privado de liberdade em todo o pais em 1997, vindo logo abaixo de são Paulo com 44,87%, respondia, no entanto, pelo maior percentual de adolescentes internados por infrações á lei de entorpecentes.
Para ter uma idéia desses números significativos, o juiz de menores em 1941 mostra um crescimento de 127 atos infracionais em 1924 para 248 em 1941 no rio de janeiro. Sendo que nenhuma criança ou adolescente foi acusado de envolvimento com drogas.
Em 1960 a 1971 são apresentadas estatísticas que verifica-se o início das apreensões por drogas. Embora os números sejam inferior aos atuais.
Essa situação para o rio de janeiro foi objeto de estudo para grandes debates na comissão de direitos humanos e no conselho estadual de defesa da criança e do adolescente.
Muitos destes adolescentes presos pela primeira vez Demonstram esperança de que a passagem pelo sistema Socioeducativo possa ajudá-los, esperança que acaba em frustração tomando como base o alto percentual de reincidência.
Indicadores Sociais do IBGE, RELATIVA aos anos de 1992 e 1999, observa-se aparte dos anos 80, o peso crescente das estruturas da mortalidade por idade, afetando principalmente jovens na faixa etária entre 15 e 19 anos.
Dos direitos das crianças e adolescentes, onde estas questões são debatidas, pergunta-se pelo “acerto” e pela “justiça” destas apreenções e encaminhamento. Questiona-se se não estaria havendo rigor excessivo na aplicação das medidas socioeducativas. Questiona-se também a união do Brasil em uma política antidrogas. Favorável á chamada “TOLERÂNCIA ZERO” e o papel dos psicólogos que