O que é dialética de leandro konder
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS E APLICADAS - CCSA
CURSO DE DIREITO NOTURNO
JULIANE ARETUZE DE SOUZA
UM ESTUDO DO LIVRO:
O QUE É DIALÉTICA DE LEANDRO KONDER
SÃO JOSE DOS PINHAIS
2011
JULIANE ARETUZE DE SOUZA
UM ESTUDO DO LIVRO:
O QUE É DIALÉTICA DE LENDRO KONDER
TRABALHO APRESENTADO À GRADE DE SOCIOLOGIA JURÍDICA EM DIREITO DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, COMO REQUISITO PARCIAL À OBTENÇÃO DE NOTA DO 2º SEMESTRE DA MESMA GRADE.
Orientador: Profº Mario Borges
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2011
SUMÁRIO
1 Introdução 03
2 O que é dialética 04
3 Conclusão 08
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................09
Introdução
Este estudo refere-se ao tema “o que é dialética” que vem merecendo crescente atenção na teoria das relações humanas, seja do ponto de vista dos autores ou de observação empírica de estudantes de cursos como: direito, filosofia, sociologia e afins. Vale enfatizar que a dialética já não é objeto de interesse dos gregos, marxistas e fanáticos por filosofia, mas sim, de todos aqueles que buscam compreender melhor o ambiente em que vivem, bem como o desenvolvimento da racionalização humana e sua evolução histórica. Neste desenvolvimento se apresentará a idéia da evolução, autores e pontos fortes da dialética descritos por uma visão do Livro: O que é dialética de Leandro Konder.
o que é dialética
1 Contexto histórico
No contexto histórico, a dialética teve várias definições e muitos pregadores, seu legado surgiu fatidicamente na Grécia, como a arte do diálogo, da argumentação, num período de grande transformação social. Zênon de Eléa, talvez Sócrates, podem ter sidos os grandes criadores deste principio, no entanto seu grande propagador com certeza